Por que não utilizar o WhatsApp para a comunicação do condomínio?

O WhatsApp tornou-se uma das redes sociais mais utilizadas para diferentes propósitos. Hoje, milhões de usuários usam o aplicativo para se comunicar, vender, comprar, se relacionar, trabalhar e uma série de outras coisas.

No entanto, a questão aqui é: devemos ou não utilizar o WhatsApp para a comunicação oficial do condomínio? Há vários pontos a considerar antes de dar um veredito. Vamos a eles:

Primeiro, será um grupo de todo o condomínio?

Especialmente, em condomínios grandes, dificilmente estarão todos os moradores em um grupo de WhatsApp.

Nesses casos, geralmente o que acontece é que você acaba adicionando contatos entre vizinhos conhecidos e montando uma rede que pode deixar alguns excluídos (com ou sem intenção). Além disso, existem as pessoas que não desejam participar.

Para fazer um grupo de absolutamente todo o condomínio, o processo de adição de contatos deve ser ordenado e centralizado em alguém que gasta tempo e esforço para gerenciar o grupo, normalmente o síndico do condomínio.

No entanto, isso tira um tempo considerável de suas tarefas habituais, como manter o equilíbrio financeiro, ordem, segurança e limpeza.

Qual será o propósito do grupo do condomínio?

Este é um ponto que tende a ser negligenciado e não é menos importante. É preciso deixar bem claro para todos os participantes, e para cada um que entrar posteriormente, qual é o objetivo do grupo.

Isso deve levar às regras que manterão o grupo funcionando: é permitido enviar publicidade? Pode fazer reclamações sobre vizinhos? Pode ser enviado notícias que são consideradas de interesse? Entre várias outras questões…

Por incrível que pareça, essas perguntas raramente têm uma resposta decisiva, e pior: as regras que são geradas a partir delas raramente são respeitadas, o que leva a problemas com administradores, gestores e entre vizinhos.

O WhatsApp será o meio de comunicação oficial do condomínio?

É importante ressaltar que, devido à conduta da nossa sociedade atual, é quase impossível impedir que grupos de WhatsApp de qualquer tipo se formem, e um condomínio não está isento disso.

É natural pensar no grupo como um canal para “coisas a serem comentadas e resolvidas mais rapidamente”, embora possa realmente ser o oposto.

Se o grupo de WhatsApp é tratado como um canal oficial, o síndico recebe muito mais trabalho, e apesar de parecer irreal, torna-o potencialmente menos eficiente, porque os pedidos dos moradores serão recebidos de forma desordenada, podendo até mesmo envolver processos judiciais.

Além disso, alguns moradores podem usar o grupo do WhatsApp como extensão das assembleias, fazer abertura de chamados e até serem duros com os gestores, exigindo prestação de contas em momentos inoportunos, levantando dúvidas sobre a integridade do síndico, por exemplo.

Portanto, o WhatsApp não pode ser considerado um espaço formal

Como vimos anteriormente, nada impede que moradores criem grupos com a vizinhança. Com as regras extremamente claras e o mais definidas possível, o WhatsApp pode ser saudável para incentivar boas interações entre os vizinhos, desde que não seja considerado um espaço formal.

Por isso, qualquer solicitação, reclamação administrativa ou assembleia deve ser feita por meio de um canal formal, a fim de ter um relatório adequado, para acompanhamento e conclusão.

Seu condomínio precisa de um aplicativo de gestão

Os síndicos modernos não precisam mais ser penalizados por terem muitas atividades e tarefas, hoje existem aplicativos que podem ajudá-lo a gerenciar seu condomínio, seja por meio de gerenciamento de tarefas, otimização de recursos, comunicação de forma eficiente com os condôminos ou um bom aplicativo de armazenamento de documentos.

Conviver App: o aplicativo que facilita a vida em condomínio!

Facilitar a gestão de condomínios: essa é a proposta do Conviver App, aplicativo inteligente criado para integrar a rotina de condomínios usando um smartphone, tablet ou computador. Com ele, você sabe tudo o que acontece em seu condomínio em tempo real.

Você recebe avisos importantes, como falta de água e manutenções programadas. Para reportar um problema que precisa de uma solução rápida, é só digitar e sua solicitação chegará rapidamente aos responsáveis.

Você consulta e faz reserva de espaços, fica sabendo a hora que sua encomenda chega, cadastra seus veículos e até seu pet, caso ele se perca na vizinhança. Consulta achados e perdidos e deixa programada a entrada de seus visitantes com muita segurança.

Além disso, com o Conviver App as enquetes e assembleia são virtuais e você pode participar de decisões importantes com mais agilidade, e tudo fica disponível para acesso sempre que precisar consultar.

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